Ingredientes

1/2 abobrinha verde, cortada em quartos
1/2 abobrinha amarela, cortada em quartos (se não tiver amarela, pode usar a verde)
1/4 repolho-roxo, fatiado em tiras finas
1/2 cenoura ralada
1/2 abacate hass (avocado),  cortado em cubos médios
1/2 cebola, picada
3 colheres de azeite de oliva
Sal marinho
Pimenta do reino moída na hora
Suco de 1 limão

Painço com Salsinha

2 copos de painço
4 copos de água
5 cardamomos em grãos ou 1 colher de café de cardamomo em pó
1 colher de chá de gengibre picado
3 colheres de sopa de azeite ou ghee 
1 colher de chá de sal marinho
1/2 maço de salsinha picada

Modo de preparo

Refogado:

Esquente o azeite numa panela média e doure a cebola.
Adicione os vegetais, salpique com sal e pimenta e refogue em fogo médio por 6-8 minutos com a panela tampada (ou até os vegetais ficarem aldentes).
Acrescente o abacate e limão e cozinhe por mais 2 minutos, misturando bem.
Sirva quente ou frio!!!

Painço é o meu grão favorito...e dos passarinhos também! Na verdade, o painço é uma semente (assim como a quinoa), mas no ramo da culinária, classificamos ambos como grãos. De fácil digestão e com um índice glicêmico menor do que dos outros grãos, o painço é um ótimo carboídrato para ser consumido sem elevar muito o açúcar no sangue.  Ele tem uma textura bem fofinha, seca e leve. Então como eu gosto de coisas secas e crocantes, cozinho o meu painço com a proporção de 1 copo de painço para 2 de água. Mas caso prefira o painço mais molhadinho e cremoso, com consistência de purê ou polenta, use a proporção 1:3. Sinceramente, vale à pena testar das duas formas!!! E quando for comprar o painço, procure sem casca. A casca é muito fibrosa e não dá para comer.

Nessa receita, também usei o cardamomo, para dar um aroma especial ao prato. Adoro esse tempero muito usado na culinária ayurveda, que é um tonificante do sistema digestivo. E é sempre bom lembrar que digestão boa é sinônimo de uma boa saúde!

Painço com Salsinha

Lave bem o painço e escorra toda a água.
Refogue o gengibre e cardamomo no azeite ou ghee. Acrescente o painço, água e sal. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo com a panela tampada. Desligue o fogo e misture a salsinha.

Bom apetite!!!