Bela Gil

bio

Bela Gil é chef e proprietária do restaurante vegetariano Camélia Òdòdó, escritora de 7 livros, dentre eles 5 best-sellers, ativista e apresentadora de TV.

Mestra em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas na Itália (Unisg), com ênfase no sistema global da alimentação e bacharel em nutrição pela Hunter College em Nova York.

Tornou-se Chef de Cozinha pelo Natural Gourmet Institute em Nova York, fez cursos de formação em nutrição ayurvedica, macrobiótica, permacultura e agroecologia.

Os programas e séries para TV apresentados por Bela atravessam o tema da comida de qualidade e sustentabilidade, trazendo à tona assuntos como o manejo de resíduos, agricultura familiar, comunidades tradicionais, projetos inovadores e muitas receitas. Os programas Bela Cozinha, Vida + Bela e Refazenda foram exibidos pela GNT, enquanto Bela Raízes foi exibido pelo Canal Futura.

Atualmente, a apresentadora está no ar com o programa Saia Justa, onde trata assuntos do universo feminino juntamente com Astrid Fontenelle, Larissa Luz e Gabriela Prioli.

A dedicação ao consumo consciente e a sustentabilidade proporcionou o encontro com grandes parceiros como Mãe Terra®; Brownie do Luiz® e Andorinha®.

Com a BioWash®, Bela assina o sabão em pasta vegano e biodegradável; com a Iamani® uma linha de chás orgânicos; com a Morada da Floresta®, além de fraldas e absorventes de pano, um miniberço de papelão chamado “Bela Baby Box”; com a Korui® um coletor menstrual e uma linha de calcinhas absorventes; e a linha de louças de cerâmicas Bela Gil é uma parceria com a Olaria Paulistana®.

Atualmente é vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO), co-fundadora e coordenadora de engajamento do Instituto Comida e Cultura (ICC), conselheira no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da presidência da República. Foi integrante do grupo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome na transição do governo Lula 2023 e professora convidada do programa de pós-graduação online da PUC-RS.

Com mais de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais, Bela estreita ainda mais a relação com o seu público através do “canal da Bela”, no YouTube. Lá são abordados todos os temas ligados à vida saudável, consumo consciente, maternidade… e é claro, comida de verdade!

Bela recebeu o prêmio Cariocas do Ano em 2015, da revista Veja Rio. Em 2016, recebeu a medalha da Ordem ao Mérito da Gastronomia. Em 2018 foi concedida a medalha do Mérito 2 de julho, pelo expoente que se tornou em defesa da agroecologia e pelo seu engajamento com as questões sociais. Em 2022 recebeu pela Câmara Municipal de São Paulo, o título de Cidadã Paulistana.

Com mais de 430 mil exemplares vendidos no Brasil e Portugal, a chef de cozinha dividiu seu conhecimento através da publicação dos livros:

Bela cozinha – As receitas (2014) – foi best seller no ano de 2014-2015, além de ter proporcionado à autora o prêmio na categoria de melhor livro de culinária brasileira de autor estreante, pela Gourmand International Awards.

Bela cozinha 2 (2015) – foi best seller no ano de 2016 e foi premiado como melhor livro de fotografia de culinária brasileira em 2015. Em 2017, o livro foi lançado em Portugal.

Bela cozinha – Ingredientes do Brasil (2016) – foi indicado para o prêmio Jabuti na categoria gastronomia no ano de 2017.

Bela maternidade (2018) – a autora fala sobre sua experiência com a maternidade de seus dois filhos.

Bela cozinha – Da raiz à flor (2019) – a autora ensina receitas que evitam o disperdício dos alimentos.

Simplesmente Bela (2020) – A autora compartilha dicas e receitas para o corpo, a casa e o planeta.

Quem vai fazer essa comida (2023) – livro sobre a mão invisível do trabalho doméstico, que discute caminhos necessários para democratizar a alimentação saudável no Brasil.

À frente do Bela Infância, ensina crianças e merendeiras de escolas públicas e particulares de todo o Brasil a ter uma alimentação consciente, ao implementar receitas mais saudáveis. Assim, combate a desnutrição e a obesidade infantil, palestrando às crianças e seus pais sobre o que é uma alimentação verdadeiramente saudável.

Em 2018, a Bela foi convida pela Sociedade Vegetariana Brasileira e pela prefeitura de São Paulo para ajudar na formulação do Cardápio Escolar Sustentável. Disponibilizando um cardápio com receitas vegetarianas para todas as creches e escolas da rede pública de São Paulo. Assim, são mais de 2,2 milhōes de criaças atendidas por dia.

A filha de Flora e Gilberto Gil é a mãe de Flor e Nino. Além de ministrar aulas de culinária e palestras por todo o mundo, também apoia diversos projetos sociais e faz a sua parte perante as pessoas e o Planeta.