Torta Gelada de Frutas Vermelhas

Crédito: Revista Gastronomia Angeloni

Crédito: Revista Gastronomia Angeloni

FUNCIONAL E DELICIOSA

Torta de frutas vermelhas é rica em antioxidantes - e também uma ótima opção de sobremesa saudável

Ingredientes

Para a massa

1 xícara (chá) de farinha de milho

1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos (ou farinha de aveia)

1 pitada de sal marinho

¼ xícara (chá) de óleo de coco

¼ xícara (chá) de melado de cana

Para o recheio

¾ xícara (chá) de castanha de caju (ou pará) crua de molho por 4 a 6 horas

Suco de 2 limões

1/3 xícara (chá) de óleo de coco

1/3 xícara (chá) de melado de cana

1 xícara (chá) de frutas vermelhas frescas (framboesa, morango, amora e mirtilo)

Preparo

Pré-aqueça o forno à 180 ºC. Coloque a farinha de milho, a aveia e o sal em uma tigela e processe até virar uma farinha fina. Em uma tigela pequena, misture o óleo e o melado. Adicione os ingredientes molhados ao processador e misture bem até formar uma massa com consistência de massa de cookie. Espalhe a massa em uma forma de torta de 23 cm e coloque para assar no forno por 15 minutos. Retire do forno e reserve. Enquanto a massa esfria, prepare o recheio: escorra a água do molho da castanha e leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar homogêneo. Recheie a torta com a massa já fria e leve à geladeira para endurecer. Sirva gelada!  

(porção para 8 pedaços )

Para ter uma boa memória, precisamos alimentar bem o órgão responsável por essa atividade: o cérebro. Quando produzem energia, as células geram radicais livres. Esses radicais podem causar danos, por isso existem antioxidantes capazes de “varrê-los” e não deixar que causem danos ao corpo. Dependendo do estilo de vida, da qualidade da alimentação e do ar que respiramos, a produção de radicais livres pode ser maior que a de antioxidantes e, consequentemente, prejudicar a saúde. Como o cérebro gasta muita energia, a produção de radicais livres nessa área é muito grande. Alguns alimentos ricos em antioxidantes, como legumes, frutas, verduras e sementes são benéficos para o cérebro. 

Esta torta de frutas vermelhas pode ser uma doce e deliciosa maneira de saborear as frutas e seus antioxidantes. Como os polifenóis, que ajudam a manter o cérebro jovem, prevenindo inflamações e morte celular. Além de conter o ácido graxo ômega-3 da semente de chia que ajuda a manter a saúde do coração. Tem coisa melhor do que consumir algo que faça bem para a razão e a emoção?

 

Matéria publicada originalmente na revista Gastronomia Angeloni