Sopa dos Deuses

Esta sopa está mais para um “Manjar dos Deuses” do que qualquer outra coisa! A primeira vez que comi foi na casa da minha amiga Lu Curtis aqui em Nova York. Era inverno e essa sopa, cremosa, quentinha e com o toque picante do gengibre caiu como uma luva. Foi amor a primeira colherada! Me apaixonei pela sopa e agora que estou de volta a NY, posso reproduzi-la com os mesmos ingredientes. A Lu faz a sopa com “yam” (a batata-doce cor de laranja) e abóbora, mas ontem fiz com yam, cenoura e um toque especial de castanha. O legal é que com essa sopa, você pode brincar e variar os vegetais cor de laranja que tiver em casa. Pode usar, cenoura, yam e vários tipos de abóbora. No Brasil não temos yam, então podemos usar a batata-doce tradicional, com um pouco de cenoura e/ou abóbora. E a abóbora pode ser a moranga, comprida, kabocha, e por aí vai... Eu AMO a diversidade dos vegetais!!!

                                                                          Imagem retirada do google

                                                                          Imagem retirada do google

Mas para não deixar vocês confusos, o importante para sopa é ter a batata-doce para dar doçura e a cenoura ou abóbora para dar cor e muitos antioxidantes!

A abóbora e a cenoura são dois vegetais riquíssimos em beta-caroteno, um antioxidante poderoso que ajudam a combater os radicais livres e portanto o envelhecimento celular.  E a batata-doce ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, que junto com o gengibre, tonifica o sistema digestivo. Desse “manjar”, os diabéticos vão poder comer sem preocupacão.

Receita:

  • 4 batatas-doces pequenas
  • 1 abóbora comprida média ou 5 cenouras grandes (ou uma mistura dos 2)
  • ½ cebola picada
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 3 colheres de chá de gengibre picado
  • 5 cravos
  • 1 colher de café de canela
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1 punhado de castanha de caju torrada (opcional)
  • água 

Procedimento:

  1.  Descasque e corte a batata-doce e abóbora em pedaços médios (se usar a    cenoura, não precisa descascá-la).
  2. Aqueça o azeite em uma panela, adicione a cebola e o gengibre e refogue por alguns minutos até dourar.
  3. Acrescente os legumes, sal, cravo e canela e cubra com água.
  4. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos com a panela tampada.
  5. Desligue o fogo e acrescente a castanha. Bata tudo no liquidificador com a água do cozimento (você pode ou não precisar de toda a água, depende da consistência que você deseja para a sopa).
  6. Decore com uma pitada de canela, sementes de abóbora ou as próprias castanhas.