Brigadeiro

Há muitos anos que me interesso pela vida e alimentação saudável, rica em produtos frescos e naturais que nutrem o nosso organismo e protegem o meio-ambiente. E fui ao longo dos anos me afastando de produtos industrializados, muito gordurosos e açucarados. O brigadeiro foi um deles. Ninguém nunca me disse, não coma brigadeiro, é uma porcaria! Eu que aos poucos fui rejeitando esses tipos de alimentos e me aproximando mais aos produtos naturais. Me esqueci totalmente do brigadeiro. E morando fora do Brasil então, esse doce nem passava pela minha cabeça!!!

Mas agora, que voltei ao Brasil, as pessoas me pedem muito por uma alternativa ao brigadeiro. Mesmo dizendo que o segredo é aprender a não desejar mais um brigadeiro, não são todos que resistem! E aí, minha querida amiga e vizinha Carol Dieckman, a rainha dos doces, depois de participar do meu programa no GNT me inspirou a acertar uma receita de brigadeiro.

Como nada é por acaso, uma mãe me mandou um email semana passada com uma receita de brigadeiro sem lactose pois o filho dela é alérgico. Me inspirando na sua receita, mas mudando algumas coisas e dando o toque especial do ghee, a receita ficou ótima. Mandei pra Carol provar e a resposta foi 100% de aprovação. Agora com o aval da rainha dos doces, divido minha receita com vocês!!!

Ingredientes:

½ copo de castanha de caju (de molho por 4 horas)
1 copo de água + 1/2 copo para diluir a araruta
1 copo de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de araruta em pó (pode substituir por amido de milho)
3 colheres (sopa) cacau de em pó
1 colher (sobremesa) rasa de ghee (manteiga clarificada sem caseína nem lactose, parecida com a manteiga de garrafa)

Modo de Preparo:

1.     Bata no liquidificador a castanha com a agua até virar um leite bem branquinho. Separe 2 colheres de sopa do leite numa pequena tigela.

2.     Coloque o leite de castanha na panela com o açúcar mascavo em fogo alto e deixe ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar (ainda borbulhando), mexendo de vez em quando por 10 a 15 minutos.

3.     Misture a araruta com as 2 colheres de leite de castanha reservado + 1/2 copo de agua. Jogue a araruta na panela junto com o cacau e o ghee. Aumente o fogo e até borbulhar e mexa bem por 3 minutos ou até ficar com uma boa consistência para enrolar.

4.     Espere esfriar, enrole e passe no nibs de cacau, farinha de amêndoa, farinha de pistache, etc...

O uso do ghee é fundamental para dar aquele sabor especial nesse brigadeiro. Ele é uma espécie de manteiga, porém seus os seus resíduos sólidos, a proteína do leite –a caseína e o açúcar do leite – a lactose. Muitas pessoas intolerantes a lactose e alérgicas ao leite se dão bem com o ghee. Porém se vc tem alergia severa ao leite, não aconselho consumir o ghee, pois ele pode conter traços de caseína e lactose. Mas o ghee é essencialemte a gordura pura do leite. E quando feito a partir de uma manteiga orgânica, sem resquícios químicos nem hormônios, é considerada uma das melhores gorduras para consumo. Vou postar a receita do ghee caseiro com mais informações de saúde para vcs poderem apreciar esse elixir indiano no dia-a-dia!!!

                                                                               GHEE feito em casa

                                                                               GHEE feito em casa