Macarrão de Pupunha e Abóbora Hokkaido

macarraoabobora.jpg

Ainda em êxtase com minha volta ao Brasil, depois de anos morando nos Estados Unidos, tenho sentido uma mistura de necessidade, desejo e paixão por utilizar  ingredientes bem brasileiros na cozinha.  E desde que cheguei tenho me deparado muito com a banana verde e sua versatilidade na cozinha. A farinha, biomassa e a própria casca da banana verde fazem parte de diversos pratos deliciosos e nutritivos. Então fiquei curiosa com essa nova descoberta na cozinha e tentei testar com a receita seguinte. Nesse prato, mesmo tendo um estilo bem oriental, consegui dar o troque abrasileirado usando a casca de banana verde. Ela deixou o prato mais saboroso, exótico e nutritivo.

Esse prato é bem simples de fazer, porém, pode até chegar a intimidar os que não tem muita habilidade na cozinha. E o resultado vale qualquer esforço. Além da casca de banana verde, usei o macarrão de pupunha que nada mais é que a pupunha cortada em tirinhas fininhas em forma de espaguete. Hoje, já é possível encontrar o macarrão de pupunha pra vender na geladeira das lojinhas naturais, e na lista dos ingredientes só tem pupunha e nada mais. O macarrão de pupunha pode ser uma ótima opção para quem quer saborear um prato de macarronada sem nenhum tipo de farinha!!!

 A casca de banana verde é rica em vitamina B6 e triptofano, nutrientes necessários na síntese da serotonina, o neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Ótimo opção para a TPM.

A casca da banana, com maior teor de cálcio de fósforo do que a polpa, auxilia no fortalecimento dos ossos.

 E para acompanhar esse prato nada melhor do que a cor e o sabor da abóbora Hokkaido no assada no forno. A Hokkaido, é uma abobora de origem japonesa mas já cultivada no Brasil, onde se deu muito bem com o clima. A Hokkaido é conhecida como abóbora de inverno nos Estados Unidos porque ela cresce durante no começo do verão e é colhida no outono quando o tempo já está esfriando. Então da pra entender o porque ela gostou tanto dos solos brasileiros. Nosso clima quente é ótimo pra elas.

 Rica em beta-caroteno, um antioxidante natural e precursor da vitamina A, a abóbora ajuda a manter uma pele, visão, cabelo e unhas bem saudáveis. Além de combater o envelhecimento precoce.

macarrao.jpg

Macarrão de pupunha com cogumelos
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:

  • 200gr de macarrão de pupunha. A pupunha já vende cortada e congelada.
  • 50gr de shitake fresco
  • 50gr de shimeji fresco
  • 3 bananas verdes
  • 2 dentes de alho picado
  • ¼ de cebola picada
  • 1 colher (sopa) de gengibre picado
  • 4 colheres (sopa) de shoyu
  • 3 colheres (sopa) de óleo de girassol, milho ou soja
  • 1 colher (sopa) de óleo de tostado
  • sal marinho

MODO DE PREPARO:

1.     Corte a banana verde do cacho com a ajuda de uma faca ou tesoura, lave as bananas e leve para a panela de pressão com água suficiente para cobri-las. Tampe a panela, leve à pressão e quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
2.     Enquanto a banana estiver cozinhando, coloque água pra ferver numa panela grande. Quando a água estiver fervendo acrescente sal e o macarrão de pupunha (coloque sal suficiente para que a água fique salgada como a água do mar) e deixe cozinhar por 20-25 minutos. Escorra o macarrão de pupunha e reserve.
3.     Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e abra a banana com a ajuda de uma faca. Retire a polpa e a aproveite para fazer a biomassa (é só levar a popla ainda bem quente no liquidificador e bater com um pouco de água até virar uma pasta bem cremosa. Guarde na geladeira para fazer, pães, bolos, mousse, etc). Raspe a parte interna da casca com uma faca e corte em tiras fininhas. Reserve.
4.     Numa frigideira, coloque o óleo, alho, cebola, e gengibre e deixe refogar por 2min em fogo médio. Adicione a casca de banana, os cogumelos e o shoyu. Misture bem e refogue por 1 minuto. Tampe a panela e deixe cozinhar até o cogumelo murchar bem (2-3min).
5.     Adicione o macarrão de pupunha a mistura de cogumelos. Desligue o fogo e tempere com o óleo de gergelim tostado.
Obs: se nao quiser usar a casca de banana verde, substitua por 1 alho poro pequeno cortado em tiras de meia-lua.

abobora.jpg

Abóbora Japonesa (Hokkaido) no Forno
Ingredientes:

  • ½ abóbora Hokkaido média
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • ½ colher de chá de sal marinho

MODO DE PREPARO:

Pré aqueça o forno a 180º C.

1.      Lave a  abóbora, corte em fatias com a espessura da metade de 1 dedo) e coloque numa tigela. Acrescente o óleo e o sal, e misture bem com a mão para cobrir todas as aboboras com o tempero.
2.     Passe as fatias de abobora para uma assadeira ou pirex, e leve ao forno por 30 min ou até ficar macia e dourada.