Torta Gelada de Frutas Vermelhas

Crédito: Revista Gastronomia Angeloni

Crédito: Revista Gastronomia Angeloni

FUNCIONAL E DELICIOSA

Torta de frutas vermelhas é rica em antioxidantes - e também uma ótima opção de sobremesa saudável

Ingredientes

Para a massa

1 xícara (chá) de farinha de milho

1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos (ou farinha de aveia)

1 pitada de sal marinho

¼ xícara (chá) de óleo de coco

¼ xícara (chá) de melado de cana

Para o recheio

¾ xícara (chá) de castanha de caju (ou pará) crua de molho por 4 a 6 horas

Suco de 2 limões

1/3 xícara (chá) de óleo de coco

1/3 xícara (chá) de melado de cana

1 xícara (chá) de frutas vermelhas frescas (framboesa, morango, amora e mirtilo)

Preparo

Pré-aqueça o forno à 180 ºC. Coloque a farinha de milho, a aveia e o sal em uma tigela e processe até virar uma farinha fina. Em uma tigela pequena, misture o óleo e o melado. Adicione os ingredientes molhados ao processador e misture bem até formar uma massa com consistência de massa de cookie. Espalhe a massa em uma forma de torta de 23 cm e coloque para assar no forno por 15 minutos. Retire do forno e reserve. Enquanto a massa esfria, prepare o recheio: escorra a água do molho da castanha e leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar homogêneo. Recheie a torta com a massa já fria e leve à geladeira para endurecer. Sirva gelada!  

(porção para 8 pedaços )

Para ter uma boa memória, precisamos alimentar bem o órgão responsável por essa atividade: o cérebro. Quando produzem energia, as células geram radicais livres. Esses radicais podem causar danos, por isso existem antioxidantes capazes de “varrê-los” e não deixar que causem danos ao corpo. Dependendo do estilo de vida, da qualidade da alimentação e do ar que respiramos, a produção de radicais livres pode ser maior que a de antioxidantes e, consequentemente, prejudicar a saúde. Como o cérebro gasta muita energia, a produção de radicais livres nessa área é muito grande. Alguns alimentos ricos em antioxidantes, como legumes, frutas, verduras e sementes são benéficos para o cérebro. 

Esta torta de frutas vermelhas pode ser uma doce e deliciosa maneira de saborear as frutas e seus antioxidantes. Como os polifenóis, que ajudam a manter o cérebro jovem, prevenindo inflamações e morte celular. Além de conter o ácido graxo ômega-3 da semente de chia que ajuda a manter a saúde do coração. Tem coisa melhor do que consumir algo que faça bem para a razão e a emoção?

 

Matéria publicada originalmente na revista Gastronomia Angeloni

 

Gnocchi de Inhame ao Pesto - Revista Gastronomia Angeloni

O brasileiro adora comer massa, acho que por causa da grande influencia italiana que tivemos! É difícil conhecer alguém que não goste de pão ou macarrão. E quando falamos desse tipo de comida, estamos falando indiretamente do trigo. O trigo é um grão especial que entre outros faz parte da base da alimentação mundial. Porém o trigo que comemos hoje foi modificado ao longo dos anos para dar mais elasticidade, leveza e força aos seus produtos como pães, massas e biscoitos. Além de melhor satisfazer a demanda comercial pelo grão. Esse processo de modificação do trigo o tornou intolerante para uma boa parte da população que quando o ingerem podem sentir desconfortos que variam desde uma enxaqueca e irritação, até problemas gástro-intestinais. É para essas pessoas e todos os curiosos de plantão que eu dedico esta receita de gnocchi sem farinha de trigo. No seu lugar, vamos usar o inhame, um ingrediente coringa da cozinha sem leite e sem farinha de trigo, que por causa da sua textura depois de cozido ajuda a dar liga nas receitas. O inhame que é um alimente altamente benéfico para a saúde com grande poder desintoxicante pois ajudar a eliminar as impurezas e toxinas do sangue.  Boa Saude e Bom Apetite.  

 

Ingredientes
Para o gnocchi
250 g de inhame (2 grandes)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de sal marinho
½ xícara (chá) e 1 colher (sopa)
de farinha de arroz

Para o molho
1 maço de manjericão
½ maço de salsinha
1 dente de alho
½ xícara (chá) de nozes
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva
½ colher (chá) de sal marinho

Preparando o gnocchi
Preaqueça o forno a 200 0C. Faça furos com um garfo ou faca no inhame e coloque-o em uma assadeira. Leva ao fogo e deixe assar por 1 hora. Retire do forno, descasque o inhame, coloque em uma bacia com azeite e sal e amasse bem. Em seguida, adicione a farinha de arroz aos poucos até formar uma massa consistente. Separe a massa em pequenas porções e enrole em forma de gnocchi. Coloque uma panela no fogo com água, sal e um fio de azeite e deixe ferver. Assim que levantar fervura, coloque o gnocchi aos poucos. Assim que as bolinhas de gnocchi emergirem, retire da água. Reserve.
 

Preparando o Pesto
Coloque as folhas, o alho, as nozes e o sal no processador e triture bem. A seguir, acrescente o azeite aos poucos, sempre batento, até virar uma pasta.
 

Montagem
Em uma frigideira, aqueça o molho pesto com um pouco de água. Adicione o gnocchi e misture bem. Sirva a seguir.

Boa saúde e bom apetite!

 

(Receita publicada originalmente na Revista Gastronomia Angeloni - Coluna Bela Gil)

Sopa de cenoura com gengibre

Foto: Crédito GNT

Foto: Crédito GNT

Ingredientes

  • 5 cenouras picadas grosseiramente
  • 2cm de gengibre picado
  • ¼ de cebola picada
  • 1 colher (sopa) de óleo de gergelim cru (ou azeite ou óleo de girassol)
  • ½ colher (chá) de sal marinho
  • 4 xícaras de água

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola com o óleo de gergelim.
  2. Adicione o gengibre, as cenouras e a água.
  3. Adicione o sal e deixe cozinhar por 20 minutos com a panela tampada.
  4. Bata no liquidificador com a água do cozimento até ficar bem cremosa.

Bom apetite!

Conheça mais receitas no livro "Bela Cozinha: Receitas"