Desreguladores Endócrinos

Este é um tema que todos sabemos um pouco, mas que nunca buscamos conhecer mais profundamente. Pelo menos é isso que sinto quanto falamos de disreguladores hormonais. Então resolvi escrever um pouco sobre o assunto de forma a trazer mais  atenção a ele.

Os hormônios são mensageiros químicos produzidos por células ou glândulas endócrinas e que transmitem sinais de uma célula a outra. Os hormônios trabalham em conjunto com muitos órgãos e sistemas a fim de controlar e manter a homeostase do corpo (equilíbrio interno), controlando os níveis de energia do corpo, a reprodução, o crescimento, o desenvolvimento, e as respostas ao ambiente, ao stress e lesões. Portanto, como o nome já diz, os desreguladores endócrinos podem interferir nos sinais hormonais do nosso próprio corpo devido e consequentemente mexer com o funcionamento normal do nosso organismo.

Read More

Mel e Feridas

O mel é conhecido por suas propriedades medicinais há milhares de anos pela medicina ayurvédica, mas agora existem vários estudos científicos que demonstram as maravilhosas propriedades desse doce remédio. Mel natural (cru), não pasteurizado e não filtrado, tem muitas propriedades que podem ajudar nosso organismo a se livrar de muitos males. Mel em sua forma bruta contém enzimas e outros ingredientes ativos que ajudam no processo de cura. Estudos clínicos demonstram que o mel mata sete espécies de bactérias que mais produzem infecções em feridas.

Read More

Farinha Branca e Diabetes - A Aloxana Escondida

A maioria de vocês que já leram alguns dos meus posts, já devem saber que as farinhas refinadas (brancas) fazem mais mal do que bem para o nosso corpo. Durante o processo de  refinamento da farinha de trigo, o grão do trigo é desprovido da sua a camada externa de farelo que rica em fibra e do o germe que é ótima fonte de vitaminas do complexo B e proteínas de boa qualidade. Assim, resta somente o endorsperma que é formado basicamente de carboidrato e alguma proteína, que no caso do trigo é o glúten. Mas os resultados desse processo não param por aí...

Read More

O Que os Nossos Dentes Dizem Sobre a Nossa Alimentação?

Durante o retiro de macrobiótico que fiz em agosto de 2012, a palestra do ginecologista e homeopata Dr. Jorge Hodick foi a que mais me interessou. A palestra foi sobre a medicina da "anti-natureza" e seus métodos "anti-naturais" de cura, e o que podemos fazer para reverter ou pelo menos evitar a participação dessa poderosa indústria no nosso dia-a-dia. Um método que chamou minha atenção foi a maneira como ele explicou a anatomia humana, especialmente a anatomia dental, determina como devemos nos alimentar nos dias de hoje.

Read More

A Relação Entre A Vesícula Biliar e os Joelhos

Por mais de um ano eu fiquei sentindo MUITA dor nos meus joelho que eu mal conseguia realizar as atividades básicas do dia-a-dia sem ter que pedir ajuda a alguém. Descer escadas então, era missão quase impossível! E com uma filha que na epoca estava com 3 anos, já estava começando a me sentir incapacitada. Passei por vários médicos, de ortopedistas, fisioterapeutas à quiropratas e nada resolvia o problema. Então decidi entender um pouco mais sobre a relação que há entre o que comemos e os joelhos, e assim consegui encontrar explicações para tanta dor. Resolvi seguir uma dieta anti-inflamatória, e tomar alguns suplementos desintoxicantes, como o bambu carbonizado. A dor melhorou, mas não passou.

Read More

Crianças Aprendendo à Comer

Por ser apaixonada por nutrição, amar cozinhar e ter uma filha pequena, acho importante abordar o assunto sobre a alimentação dos pequenos. A primeira coisa que noto nos pais brasileiros residentes em NY é a dificuldade que encontram para escolher uma alimentação adequada aos seus filhos. Na maioria das vezes não é por falta de vontade, mas sim de conhecimento. E morando numa cidade um tanto estressante como NY, fica muito fácil cair na tentação de alimentá-los do jeito mais conveniente para os pais, com comidas semi prontas, industrializadas e congeladas. Mas como esses pais brasileiros cresceram na rica cultura do arroz e feijão, já pressentem o que é bom e o que não é para o seu filho. Não é pra menos, pois a diferença nas duas culturas em relação a alimentação é muito grande.

Read More

Doença Pulmonar da “Pipoca”

A bronquiolite obliterante é o termo médico usado para referir-se a condição que é desenvolvida através da exposição ao diacetil. O diacetil é uma substância de cor entre verde e amarelo (líquido ou em pó), encontrada numa variedade de alimentos e bebidas. Sua textura é viscosa e tem um gosto forte de caramelo. O diacetil é um subproduto natural derivado da conversão da glicose em etanol pela levedura durante a fermentação da cerveja, e também pode ser encontrada de forma natural e em baixos níveis no café, no vinagre, em laticínios, no mel, e em frutas. Ele é principalmente usado como aditivo químico em alimentos artificiais como chocolate, óleo de cozinha, doces processados, batatas fritas, entre outros.

Read More

Arsênico no Arroz dos EUA

A “Food and Drug Administration” (FDA), a agência responsável por supervisionar a segurança do abastecimento de alimentos nos Estados Unidos, tem acompanhado o teor de arsênico por mais de 20 anos. Em Setembro de 2013 a “Food and Drug Administration” (FDA) chegou a analisar 1.300 amostras de arroz e seus derivados, como parte de um grande esforço para compreender os níves de arsênico no arroz e os possíveis riscos relacionados com o consumo desse alimento nos EUA.

Read More

Será que o Açúcar é o Combustível das Células Cancerosas?

Todos os nutricionistas, nos dias de hoje, concordam que o açúcar (sacarose) é uma caloria “vazia” por não conter nenhum outro nutriente além do carboidrato, o que o faz um dos responsáveis pela epidemia de obesidade no ocidente. Porém, os malefícios do açúcar não param por aí, pesquisas científicas têm demonstrado que o açúcar pode ser ainda pior do que o que já sabemos. Ele pode levar ao desenvolvimento de células cancerosas. Ele fornece apenas energia e nada mais! Além disso, enfraquece os ossos e impede que muitos outros nutrientes sejam absorvidos pelo nosso organismo.

Read More

Raíz de Lótus para Tosse

A raíz de Lótus é excelente para combater a tosse e outros sintomas do sistema respiratório. Quando morávamos em NY e chegava a época do frio, com a mudança brusca de temperatura, minha filha começava a desenvolver uma tosse bem chatinha. Mas bastava eu substituir os líquidos da dieta pelo chá de raíz de lótus que ela ficava boa em poucos dias. O chá é bem leve com um gostinho bem suave, que ajuda a criança a aceitá-lo bem.

Read More

A Importância da Mastigação

"Mastiguem bem e comam sem pressa", essas eram as palavras do meu pai à mesa de jantar quando eu e meus irmãos éramos pequenos. Mas somente na minha adolescência, que decidi mudar minha atitude em relação a alimentação, incluindo o modo de comer. Coloquei em prática a boa mastigação e isso me trouxe muitos benefícios físicos, mentais e espirituais, e finalmente reconheci a importância da mastigação.

Read More

Leite? Só Direto da Vaca

Desde pequena eu nunca gostei do sabor do leite e nem dos seus derivados. Depois que minha mãe parou de me amamentar, eu parei de beber leite. E hoje em dia são raros os pratos que cozinho que levam algum tipo de laticínio. Por exemplo, não abro mão de uma pizza com queijo ou um parmesão em cima do beiju de tapioca, pois são coisas que como esporadicamente e quando como, quero comer o real deal! Mas agradeço a essa minha aversão ao leito desde  infância (naquela época o leite já era pasteurizado) pois hoje percebo o porque dos meus irmãos terem desenvolvido muitas alergias e eu não.

Read More

Natto - Faz Bem ao Coração!

Você já ouviu falar em Natto? Natto é um produto feito com grãos de soja fermentado. Ele já vem sendo produzido e consumido pelos japoneses há mais de mil anos. Sua textura viscosa e pegajosa, seu cheiro pungente e sabor forte muitas vezes faz com que as pessoas não o experimente. Mas, se bem preparado e servido com arroz (de preferência, arroz integral), certamente vale a pena experimentar.

Read More

Michael Pollan - "Em Defesa da Comida”

Michael Pollan é um jornalista, autor de muitos livros sobre alternativas para uma alimentação saudável. No livro de sua autoria, "Em Defesa da Comida", Pollan resume em algumas regras bem simples como se manter longe dos grandes monstros dos produtos alimentícios industrializados, e assim voltar a praticar uma alimentação mais simples. Nesse vídeo ele debate as ideias do seu livro com o auditório da Google’s Mountain View, na Califórnia.

Read More