A Minha Pasta de Dente - Cúrcuma

Não sei porque o mundo tem que girar em torno de artigos científicos, como se pudéssemos e devêssemos acreditar em todos eles sem reparar na tendenciosidade de muitos deles. Há algumas semanas atrás eu postei uma foto da receita do meu desodorante caseiro nas minhas redes sociais e não imaginava o tremendo sucesso que faria. Percebi que as pessoas gostam de ter mais conhecimento para produzir suas próprias necessidades pessoais (assim como aprender a cozinhar, costurar, escrever, ler, plantar, etc). Então hoje eu resolvi postar a foto da pasta de dente que uso já há alguns meses com o mesmo intuito de mostrar alternativas aos produtos industrializados que muitas vezes não oferecem muitas escolhas ao consumidor. Porém, parece que eu ofendi profundamente a comunidade odontológica nas redes sociais quando disse que usava cúrcuma no lugar da pasta de dente e achava isso mais saudável por não conter flúor (pois acho o flúor um “porcarito”). Eu já respondi a alguns comentários, escrevi brevemente no facebook sobre a postagem, mas resolvi publicar esse texto com alguns artigos científicos relacionados ao beneficio da cúrcuma na saúde bucal e dentaria para ver se assim, com os tais artigos científicos, muitos possam abrir as suas mentes e quem sabe começar a fazer seus próprios estudos aqui no Brasil!!!

Eu conheço bem os benefícios da cúrcuma há muitos anos quando comecei a estudar nutrição ayurvédica e faço uso dela na minha alimentação com frequência. Assim como também consumo a cúrcuma muitas vezes para sarar um machucado, um corte, uma inflamação aguda, etc. Porém fui pesquisar sobre os benefícios da cúrcuma na saúde dentária há pouco tempo e me surpreendi com os bons resultados. Não deixo de usar pasta de dente sempre que posso somente por causa do flúor, mas principalmente por causa dos vários outros químicos que não gostariam de estar em contato ou ingerindo!

E para aqueles que gostam de experimentar coisas novas, o bochecho com óleo de coco no lugar do enxaguante bucal também é ótimo!!!

Segue alguns artigos (de muitos) que mostram os benefícios da cúrcuma e seus derivados para a saúde dentária e bucal. Assim como olhares sobre o consumo de flúor e outros métodos para conservar a higiene e saúde bucal! Boa Leitura.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3633300/

http://ecancer.org/news/7234-curry-ingredient-offers-potential-therapy-for-cancers-caused-by-hpv.php

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3498709/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25210256

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2015/04/25/coconut-oil-toothpaste.aspx

http://www.cdc.gov/nchs/data/databriefs/db53.htm

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2013/04/30/water-fluoridation-facts.aspx

http://www.enxaqueca.com.br/enxaqueca/enx_fluor1