Recife, Cheguei!

Vim pra Recife pra fazer um Spa e me encantei com a diversidade gastronômica da cidade, desde caldinho de caldeirada a folha de arroz. Minha primeira parada foi no mercado de São José onde encontrei frutas incríveis que nunca tinha vista ou até mesmo ouvido falar como pitomba, macaíba e cajaranga. Além das frutas que amo mas são difíceis de encontrar no Rio onde moro. Como por exemplo pitanga, umbu-cajá, mangaba, saputi e noni (essa fruta é tão especial que devo um post só para ela).

Outra coisa que me chamou a atenção foi a máquina de ralar o coco. É como se fosse um espremedor de laranja gigante. Vou postar o vídeo dele no instagram para vocês verem a praticidade. Martelos, nunca mais! Mas como a máquina é grande pra levar na mala, comprei um ralador de coco característico daqui de Pernambuco.

Ao redor do mercado, na rua da Praia achei uma loja de produtos naturais boa demais, chamada Empório Pura Vida. Josias, o dono, foi muito querido e me apresentou alguns de seus produtos especiais e fiquei encantada. Uma delas é a amêndoa torrada na casca. Nunca tinha visto nem pensado na ideia de fazê-la assim. Adorei! Lembrei muito do pistache e daquele ritual de quebrar a casquinha pra comer. É uma ótima opção para o lanche da tarde, porque você acaba não comendo tantas amêndoas como as que já vem descascadas.

Há um tempo escrevi um post, no blog antigo, sobre a pasteurização das amêndoas nos Estados Unidos. Agora, estou pesquisando mais sobre elas aqui no Brasil para poder dividir com vocês informações relevantes à nossa saúde.

No dia seguinte da minha chegada, às 5 horas da manhã já estava no meio de frutas e verduras na feira orgânica de Boa Viagem. Achei o horário meio cedo, mas quando cheguei lá percebi que os Recifenses não estão de brincadeira quando o assunto se trata de orgânicos. A feira já estava lotada e depois de 2hs não tinha mais nada!!! Para quem acha que esses produtos têm pouca diversidade e são caros, um tour na feira pode provar o contrário. Lá encontrei azedinha, manjericão roxo, couve chinesa e muito mais, cada um por 2 reais.