Comer com fome

No último programa do Bela Cozinha com meu querido amigo, Zé Pedro, discutimos o consumo excessivo do sal já que a dieta dele é baseada em comida feita fora de casa e industrializados: as maiores fontes de sódio dos Brasileiro. Também tocamos brevemente na questão de comer de 3 em 3 horas e por isso gostaria de escrever um pouco mais sobre esse o assunto que tanto gosto!!! 

Como muitos nutricionistas apontam, o objetivo principal de comer de 3 em 3 horas é para acelerar o metabolismo e assim fazer com que o corpo queime mais calorias ajudando, teoricamente, no emagrecimento.

Primeiramente minha nutrição é focada na saúde e bem estar, e não apenas no emagrecimento. A perda de peso é sempre uma consequência de uma alimentação saudável e balanceada para quem está a cima do peso. Segundo, acredito que todos devem respeitar o próprio corpo e , apenas ajustando a dieta e estilo de vida para se adequar ao tipo de metabolismo que tem.

Será que todos nós precisamos ou queremos acelerar o metabolismo? Comer de 3 em 3 horas é bom para quem sente fome nesse período de tempo, também para quem tem problemas metabólicos ou que realizam trabalho físico intenso (diabéticos, atletas, bombeiros...).

Por que comer quando não sentimos fome? Por que beber água quando não sentimos sede? (ao contrário do que muitos pensam, nosso mecanismo de sede entra em ação muito antes de ocorrer desidratação). Devemos nos conectar mais profundamente com nossos sensores fisiológicos e respeitá-los. Mais importante do que a frequência com que ingerimos o alimentos é a sua qualidade. Pessoas com o metabolismo lento, geralmente se dão melhor com uma dieta rica em vegetais, proteína e algum carboidrato. Já alguém com o metabolismo mais acelerado, se sente melhor com uma dieta rica em carboidratos. E indivíduos que queimam calorias numa velocidade razoável, tende a se manter saudável e no peso ideal com uma dieta equilibrada entre carboidratos e proteínas.

Um dos motivos pelo qual a mulher vive mais do que o homem é por causa do o seu metabolismo mais lento. Se observamos o mundo animal, os roedores, por exemplo, têm o metabolismo super acelerado e vivem apenas alguns anos. Já as tartarugas com o metabolismo mais lento, podem chegar a viver dezenas de anos.  Então, por que fazer uma pessoa de metabolismo mais lento comer mais frequentemente? Para acelerar a máquina e ela pifar mais rapidamente?

Cientistas já concordaram que a chave para a longevidade está numa dieta hipocalórica. Quem come menos vive mais e quem come menos tem um metabolismo mais lento! No entanto, não vejo necessidade de acelerar o metabolismo. Comer quando estamos com fome, podendo ser de 3 em 3 horas, 4 em 4 , 5 em 5, é o mais importante. Além de nos sentirmos melhores, damos mais chance pro corpo eliminar toxinas e queimar as reservas de gordura! E para finalizar, quem nunca fez um jejum que experimente. Acredito que você irá se sentir muito bem como poucas vezes se sentiu na vida!!!