Aveia, um grão naturalmente sem glúten

No ano passado escrevi no meu antigo blog sobre a aveia e o glúten, um assunto que hoje interessa a muita gente. E depois que meu programa foi ao ar ontem, algumas pessoas ficaram super curiosas e pediram mais informação sobre esse assunto. Então vamos lá.

O grão de aveia por natureza não contém glúten!!! http://www.cureceliacdisease.org/archives/faq/do-oats-contain-gluten

O glúten é o um tipo de proteína encontrado em cereais como o trigo, centeio e cevada. A aveia possui outro tipo de proteína chamada de avenalina. Mas para que a aveia e seus os produtos permaneçam livres de glúten, é importante ter certeza de que eles não entraram em contato com cereais que contenham glúten em alguma fase do processamento, desde o plantio, colheita, transporte e moagem.

A aveia é normalmente cultivada no mesmo terreno que o trigo, centeio e cevada em um processo chamado de rotação, onde uma temporada eles plantam a aveia, na outra plantam o trigo, depois o centeio e voltam a plantar a aveia novamente. Mas apesar do fato de que o sistema de rotação é uma das melhores maneiras de manter a terra naturalmente fértil, esse processo pode deixar para trás algumas sementes de centeio, cevada ou trigo que levam a contaminação da plantação de aveia pelo glúten.

Outra possível forma de contaminação é durante o transporte da aveia que pode ser mantida em recipientes que tenham armazenado grãos ricos glúten previamente. Só por compartilhar os mesmos recipientes que o trigo pot exemplo, a aveia pode ser contaminada por traços de glúten.

E a forma mais comum de contaminação no entanto, é durante o processamento. O processo de moagem da aveia, se realizado no mesmo equipamento utilizado para moer o trigo, centeio ou cevada pode acabar contaminando a aveia com o glúten. Limpar o maquinário a cada vez que for processar a aveia é muito caro e trabalhoso. Porém existem produtores de aveia, nos Estados Unidos, que tomam todos os cuidados para que ela chegue livre de glúten no seu prato. Ao contrário do que muitos pensam, a aveia sem glúten foi cuidadosamente manipulada para que não houvesse contaminação durante todo o seu processo. E não que tenha tido os traços de glúten removidos uma vez que a aveia originalmente não contém glúten.

Devido a essas formas de contaminação a maior parte das aveias comercializadas aqui no Brasil contém traços de glúten e não podem ser certificadas como livres de glúten.  Assim, podendo prejudicar, ou não a saúde dos celíacos ou pessoas com intolerância ao glúten.