Alguns critérios para uma Boa Alimentação

Aqui, apresento alguns cuidados importantes para manter uma boa saúde com a boa alimentação. A ideia inicial eram 10 frases, mas não consegui deixar as outras de fora, são muitas coisas que fazem a diferença!!! Se conseguir adquirir alguns desses hábitos já é um grande ganho em direção a uma vida mais saudável. Leia e reflita!!!

1)     Manter o pH do sangue alcalino com uma alimentação baseada em plantas, grãos e feijões.
2)     Comer devagar e mastigar muito bem os alimentos.
3)     Evite beber líquido nas refeições e opte por chás digestivos após as refeições.
4)     Quantidade altera a qualidade dos alimentos– a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.
5)     Coma quando estiver com fome!
6)     Troque o supermercado pela feira.
7)     Controle a ingestão de sal e água.
8)     Auto conhecimento - perceba como você se sente após comer certos alimentos.
9)     Compre alimentos orgânico e locais sempre que possível
10)   Restrinja ao máximo produtos industrializados, processados, congelados, e com excesso de aditivos químicos. (açúcar branco, farinha branca, gordura hidrogenada e trans, refrigerantes, margarinas, embutidos, sucos industrializados, enlatados). Procure sempre alimentos frescos, conservas, sopas, sucos caseiros e produtos de origem orgânica sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, hormônios e aditivos sintéticos. LEIA O ROTULO ANTES DE COMPRAR ITENS INDUSTRIALIZADOS.
11)   Use cereais (arroz, painço, trigo, milho, aveia, centeio, cevada, quinoa e amaranto) e farinhas integrais. Enriqueça farinhas brancas com cereais e sementes. Varie o consumo de cereais durante a semana.
12)   Prefira a fruta in natura do que seu suco. E evite consumí-las durante a refeição ou como sobremesa para não atrapalhar na digestão.
13)   Não cozinhe os alimentos, principalmente os vegetais, em excesso. Prefira cozinhá-los no vapor e reutilizar a água de cocção para não perder suas vitaminas.
14)    Evite leite e queijos pasteurizados, dão preferência a leites e derivados crus e/ou orgânicos. Caso não haja uma restrição nutricional do consumo de leite, prefira os seus produtos fermentados como o iogurte, kefir e a coalhada e os queijos feitos a partir do leite cru como queijo de minas curado da Serra da Canastra.
15)   Não substitua a manteiga por margarina. Use manteiga com moderação nos  pães integrais dentro de uma dieta rica em verduras, frutas e cereais integrais. Nunca frite a manteiga, prefira a gordura do coco e os óleos vegetais.
16)   Consuma carnes em geral (peixe, frango, vaca, porco...) e ovos com moderação e evite combiná-los com os feijão numa mesma refeição pois também são fontes de proteína e podem atrapalhar a digestão. Aprenda a utilizar a carne como o tempero do prato e nao como item principal do prato.
17)   Use com moderação sal marinho, açúcar mascavo, mel e melado. Evite o sal e açúcar refinado.

http://gnt.globo.com/belacozinha/noticias/Os-17-mandamentos-de-Bela-Gil-para-uma-alimentacao-saudavel.shtml