Doença Pulmonar da “Pipoca”

A bronquiolite obliterante é uma doença pulmonar desenvolvida através da exposição ao diacetil. O diacetil é uma substância de cor entre verde e amarelo (líquido ou em pó), encontrada numa variedade de alimentos e bebidas. Sua textura é viscosa e tem um gosto forte de caramelo. O diacetil é um subproduto natural derivado da conversão da glicose em etanol pela levedura durante a fermentação da cerveja, e também pode ser encontrada de forma natural e em baixos níveis no café, no vinagre, em laticínios, no mel, e em frutas. Ele é principalmente usado como aditivo químico em alimentos artificiais como chocolate, óleo de cozinha, doces processados, batatas fritas, entre outros.

O diacetil é o responsável pelo aroma e pelo sabor de manteiga das pipocas de microondas. Esta característica é o que vem causando o desenvolvimento de bronquiolite obliterante naqueles que trabalham no processo de fabricação de pipocas de microondas. Dezenas de pessoas que trabalham nessas fábricas, desenvolveram a doença devido a exposição prolongada ao diacetil.

Apesar da doença pulmonar da “pipoca” se desenvolver através da inalação do diacetil, duas pessoas nos Estados Unidos também desenvolveram doenças pulmonares parecidas com a bronquiolite obliterante pelo excesso de consumo da pipoca. Um deles foi Wayne Watson que afirmou ter consumido em média dois sacos de pipoca, sabor manteiga, por dia, nos últimos 10 anos. E para reparar um pouco o dano da doença, Watson ganhou na justiça o processo contra o fabricante da pipoca Gilster-Mary Lee Corp. e recebeu 7 milhões de dólares. Não acho natural e muito menos saudável alguém comer 2 sacos de pipoca por dia, mas acho importante sabermos o que contem na nossa comida. Wayne Watson errou e o fabricante da pipoca também. E os dois pagaram por isso. cbsnews

As pessoas afetadas pela toxicidade do diacetil geralmente desenvolvem falta de ar e enrijecimento do tecido pulmonar, que podem ser confundidos e diagnosticados como asma ou bronquite. E uma doença grave que se não for tratada oferece riscos a vida.

Alguns estados americanos já baniram o diacetil do ambiente de trabalho para que a saúde dos trabalhadores seja preservada. Então, a melhor forma de fazer pipoca é mesmo na panela e se quiser manteiga, a derreta você mesmo (mas com moderação). Sua pipoca nunca terá a aparência nem o sabor das de microondas ou as do cinema, pois o que eles usam não é manteiga de verdade. Aquele “manteiga” derretida do cinema é na verdade um líquido oleoso que contém diacetil para dar a cor amarela e o sabor de manteiga.

VAMOS COMER COMIDA, COMIDA DE VERDADE!