Raíz de Lótus para Tosse

A raíz de Lótus é excelente para combater a tosse e outros sintomas do sistema respiratório. Quando morávamos em NY e chegava a época do frio, com a mudança brusca de temperatura, minha filha começava a desenvolver uma tosse bem chatinha. Mas bastava eu substituir os líquidos da dieta pelo chá de raíz de lótus que ela ficava boa em poucos dias. O chá é bem leve com um gostinho bem suave, que ajuda a criança a aceitá-lo bem.

Não sei se já perceberam, mas tanto o agrião quanto a raíz de lótus são popularmente utilizados para combater problemas respiratórios. Eles têm uma semelhança física que pode ilustrar esse benefício para a respiração. Tanto a lótus quanto o agrião possuem orifícios que lembram os nossos brônquios e ajudam as plantas a conduzirem melhor a passagem de água e ar  ou seja, a “respirarem melhor”. A raiz de lótus ajuda a dissolver e expectorar o muco (catarro) do sistema respiratório aliviando sintomas de bronquite, tosse, gripe e resfriados.

A lótus pode ser preparada de varias maneiras e é muito usada na culinária oriental (indiana, chinesa, japonesa, etc). Mas para esse efeito medicinal, o sumo da raíz fresca é mais eficiente, principalmente no combate a gripe e resfriados acompanhados de tosse. Para tomar o sumo da lótus, é só ralar, espremer num pano fino ou passar numa peneira bem fina e consumir o caldo com gotinhas de gengibre fresco. Mas caso vc tenha dificuldade de encontrá-la fresca, pode comprar a lótus seca e fazer o seguinte chá:

4-5 fatias de raíz de lótus

2  copos de água

Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos.