Natto - Faz Bem ao Coração!

Você já ouviu falar em Natto? Natto é um produto feito com grãos de soja fermentado. Ele já vem sendo produzido e consumido pelos japoneses há mais de mil anos. Sua textura viscosa e pegajosa, seu cheiro pungente e sabor forte muitas vezes faz com que as pessoas não o experimente. Mas, se bem preparado e servido com arroz (de preferência, arroz integral), certamente vale a pena experimentar.

Apesar do gosto e da aparência, o Natto reduz a viscosidade do sangue (espessura) e dissolve coágulos sangüíneos, ajudando assim a minimizar muitos sintomas e sequelas de doenças cardiovasculares. Em 1980, o químico Hiroyuki Sume descobriu uma enzima presente no Natto que é responsável por afinar o sangue e a ela deu o nome de nattokinase. A nattokinase é também eficiente na prevenção do enrigecimento das artérias e arteriosclerosis.

Então, se você deseja se prevenir contra doenças cardiovasculares, ou se você já é portador e deseja reverter este diagnóstico, consuma Natto algumas vezes na semana. Mas se for muito difícil pra você por causa do seu sabor intenso, você pode então tomar a nattokinase em cápsulas. A única advertência a ser feita sobre comer natto ou tomar comprimidos de nattokiase, é que nunca deve ser ingerido em conjunto com qualquer outro agente que afine o sangue, como antioxidantes, aspirina, ginko biloba, alho e vitamina E.

Fonte: The Encyclopedia of Medical Breakthroughs & Forbidden Treatments: Health Secrets & Little-Known Therapies for Specific Health Conditions from A-To-Z