Chlorella - Uma Alga Verde Carregada de Nutrientes Essenciais

Um dia eu estava procurando na Internet uma alga para ser usada como suplemento na dieta da minha família, quando me deparei com a Chlorella. Dois dias depois, pra minha surpresa, eu pude ver esta alga através de um microscópio na minha aula de microbiologia. Fiquei tão feliz em ver aquele microorganismo verde brilhante, que decidi por escrever um pouco sobre ele.

A Chlorella é uma alga unicelular muito pequena que cresce dentro da água, contendo um núcleo e uma enorme quantidade de clorofila. A Chlorella tem sido utilizada como suplemento alimentar por centenas de anos por tribos nativas, mas foi somente em meados dos anos 40 que pesquisadores acreditaram que a tal alga poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial. Essa alga foi escolhida por cientistas, ao invés de outros alimentos, pela grande quantidade de proteína nela contida (58%), além das muitas vitaminas e minerais (vitaminas do complexo B, vitamina C e E, magnésio, potássio, cálcio, zinco e outras). Ela também tem gorduras, carboídratos e fibras. Porém, a presença da vitamina B12 e sua digestibilidade humana ainda é discutida, pois diferentes estudos mostram diferentes resultados (positivo e negativo).  Resumindo, a Chlorella contém a mais ampla gama de nutrientes já encontrada em uma única fonte alimentar. Mas o custo de produzir Chlorella em larga escala é tão alto que a indústria alimentícia optou por investir em soja e grãos integrais.

A Chlorella tem mais vitamina B12 do que um bife de fígado, e tem também uma grande quantidade de beta-caroteno, um antioxidante que inibe o desenvolvimento de radicais livres. A eficiência fotosintética dela permite a produção de mais proteína por área que qualquer outra planta. Além do mais, Chlorella contém todos os vinte aminoácidos (os essenciais e os não essenciais), portanto tornando-se uma proteína completa. Esta é uma excelente notícia para os vegetarianos que geralmente dependem da mistura de proteínas incompletas como arroz e feijão para adquirir proteína suficiente.

A chlorella oferece muitos outros benefícios a saúde do homem. Um deles é a ajuda na desintoxicação e oxigenação do sangue garantido pela presença de clorofila, pois a chorella tem a maior quantidade de clorofila já encontrada em uma planta. A clorofila, junto com outros elementos coleta as toxinas e as expulsam do organismo; fazendo um tipo de varredura no sangue. A elevada quantidade dos ácidos nucleicos, DNA e RNA, contidas na Chlorella ajuda na proteção contra os efeitos da radiação ultra-violeta. A luteína, um outro nutriente encontrado na alga, é tido como estimulador de boa visão.

Eu pesquisei entre as marcas que vendem Chlorella como suplemento alimentar e avalio a Sun Chlorella USA como a melhor. Chlorella é uma planta, portanto as paredes das suas células são rígidas e precisam ser quebradas para que o ser humano possa digerir seu conteúdo. Esta marca é bastante cuidadosa com este processo, utilizando um equipamento que pulveriza a parede das células da planta sem o uso de aquecimento ou químicos, que podem causar danos aos preciosos nutrientes que ela guarda. http://www.sunchlorellausa.com